Jabaquara


O Jabaquara é um tradicional bairro da Zona Sul de São Paulo e tem forte influência de povos quilombolas. A denominação Jabaquara vem do tupi-guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha e buraco e também Mata dos Negros Fujões. No tempo da escravidão a região era uma mata deserta que servia de abrigo aos escravos fugidos. 

A origem do bairro se deu, em parte, pelas histórias de vida de mulheres e homens negros que passavam pela área - por isso, o Jabaquara era chamado de "quilombo de passagem".

Sobre o muro do quintal na Vila Fachini, no distrito paulistano do Jabaquara, zona sul, é possível observar o ritmo dos carros na extensa avenida ao lado. Já ali dentro, um terreiro de candomblé, o ritmo das atividades cotidianas em uma manhã de terça-feira é outro, com cachorros brincando e comida no fogão a lenha. Não são os automóveis que chamam a atenção, e sim uma grande árvore — o Iroko da casa, orixá do tempo e da ancestralidade, plantado entre 1965 e 1975, quando o Axé Ilê Obá se estabeleceu ali.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre nós